tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze
18/11/2025 - 00:32:12

 

Na noite desta terça-feira, 18 de novembro, a equipe do Portal Imprensananet.com.br esteve na UPA do Complexo Baianão para verificar a superlotação causada pelo “colapso” administrativo instaurado no HRDLEM – Hospital Regional Deputado Estadual Luiz Eduardo Magalhães. Ao chegar à unidade, foi possível observar o estacionamento completamente lotado de veículos e motocicletas, além de uma recepção abarrotada de pacientes.

 

 

Em contato com o Secretário Municipal de Saúde de Porto Seguro, o Srº Renato Antunes, ele confirmou que, há meses, a UPA Baianão enfrenta superlotação diária devido aos problemas ocorridos no HRDLEM:

 

 

“Por determinação do prefeito Jânio Natal, estamos acompanhando o dia a dia de todas as unidades de saúde do município, em especial a UPA do Baianão. Além das constantes visitas e do contato direto com o diretor e sua equipe, também monitoramos a unidade 24 horas por dia através de nossa central. Dessa forma, posso afirmar que a unidade vem trabalhando acima de sua capacidade máxima diariamente”, destacou o secretário.

 

O secretário afirmou que, mesmo mantendo equipes compeltas por 24 horas por dia, pacientes de baixa complexidade acabam aguardando mais tempo do que o convencional:

 

“Infelizmente, recebemos reclamações devido ao tempo de atendimento de alguns pacientes. Entretanto, a demora está ligada diretamente à grande quantidade de pessoas que buscam atendimento. Para se ter ideia, até às 14h desta terça já havíamos atendido mais de 438 pacientes e, neste exato momento (19h18), a UPA Baianão se aproxima de 600 atendimentos devido à demanda”, afirmou.

 

 Questionado sobre a capacidade diária de atendimento da Upa Baianão, o secretário esclareceu:

 

“A unidade foi projetada para atender, em média, 200 pacientes por dia. Entretanto, na atual conjuntura causada pelo caos no HRDLEM, não podemos deixar a população sem assistência. Mesmo sobrecarregando nossos profissionais e remanejando equipes para manter um atendimento eficiente, sabemos que haverá críticas. Mas o mais importante é saber que todos estão se dedicando para prestar um serviço de excelência”, concluiu Renato Antunes, que aproveitou para parabenizar todos os profissionais da UPA Baianão.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com