A Copa do Mundo de Clubes fez a sua segunda vítima após uma eliminação. Depois de o Botafogo demitir o técnico Renato Paiva no dia seguinte à eliminação para o Palmeiras, desta vez foi um grande do futebol europeu quem mandou seu comandante embora.
O Futebol Clube do Porto, de Portugal, anunciou nesta terça-feira (1) a saída de seu treinador Martín Anselmi. O comunicado ocorre uma semana após a eliminação dos Dragões ainda na primeira fase do Mundial.
O Porto terminou em terceiro lugar no Grupo A, o mesmo em que Palmeira e Inter Miami se classificaram. A campanha considerada ruim culminou na eliminação dos portugueses, tidos como favoritos, inclusive para o primeiro lugar. Os dois pontos conquistados vieram nos empates contra o Verdão e o Al Ahli.
Campanha ruim antes mesmo da Copa do Mundo de Clubes
O argentino Martín Anselmi, de 39 anos, chegou ao Porto em janeiro de 2025, para tentar salvar a temporada do clube no Campeonato Português, no fim vencido pelo Sporting, de Lisboa. Antes de sua chegada, os torcedores já lamentavam eliminações na Copa de Portugal. Com ele no comando, o Porto também não se classificou nos playoffs da Liga Europa.
Anselmi deixa os Dragões com menos com uma campanha com poucas vitórias: foram 10 dos 21 jogos disputados ao comando dos azuis e brancos. Ele empatou seis e perdeu cinco. Foram 32 gols marcados e 25 sofridos.
De acordo com a imprensa portuguesa, o favorito para substituí-lo é Francesco Farioli, ex-goleiro italiano de 36 anos, com passagem recente pelo Ajax, da Holanda.
Veja o comunicado do Porto sobre a demissão de seu treinador
“O Futebol Clube do Porto, SAD (“FC Porto“) informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que iniciou negociações com o treinador Martín Anselmi para a cessação do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde janeiro de 2025”.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com