
Uma tentativa de resgate de criminosos foi registrada na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, na Penitenciária de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, uma que ação mobilizou forças de segurança e provocou um reforço imediato no esquema de vigilância da unidade prisional. De acordo com informações preliminares, indivíduos ainda não identificados teriam tentado facilitar a fuga de detentos custodiados na penitenciária. A movimentação suspeita foi percebida por agentes de segurança, que agiram rapidamente para conter a situação e impedir qualquer evasão.
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do sistema prisional foram acionadas e realizaram buscas nas imediações da unidade. O acesso ao presídio foi temporariamente controlado, e procedimentos de revista e conferência de internos foram intensificados como medida preventiva.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre feridos ou presos em decorrência da tentativa de resgate. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) informou que a situação foi controlada e que a segurança interna do presídio foi restabelecida.
As circunstâncias do caso estão sendo apuradas, e um inquérito deverá ser instaurado para identificar os envolvidos e verificar se houve apoio interno ou externo à ação criminosa. A ocorrência reacende o debate sobre a segurança das unidades prisionais na região e a atuação de organizações criminosas no sul do estado.
ATUALIZAÇÃO: A Secretaria de Segurança Pública informou que os suspeitos feridos a tiros foram encaminhados para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram. Durante a ação, um policial militar foi atingido por um tiro na perna. Ele recebeu atendimento médico e permanece internado. Os policiais localizaram armas de fogo, carregadores e munições em uma área de mata fechada. A Secretaria de Segurança Pública reforçou as ações ostensivas e de inteligência na região. Investigações preliminares indicam que entre os envolvidos pode haver integrantes do Comando Vermelho, facção criminosas oriundas do Rio de Janeiro.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com