Salvar vidas é a principal atividade do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia(CBMBA) e atuar com excelência faz parte da missão da instituição, por isso, nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 13, 14 e 15) a tropa da 2ª CIA BM, em Eunápolis, pertencente ao 6º BBM, com sede Porto Seguro, se tornou palco de um momento transformador. A tropa da unidade participou da Oficina de Libras – Preparação para Atendimento à Pessoa Surda em Situação de Urgência e Emergência, uma iniciativa que vai muito além da técnica, é sobre empatia, comunicação e respeito à vida em todas as suas formas.
A ação faz parte do projeto de acessibilidade, que tem o objetivo de garantir que pessoas surdas tenham atendimento ágil e humanizado em ocorrências de urgência e emergência. Mais do que aprender sinais, os militares vivenciaram, através de atividades práticas, o desafio de se colocar no lugar do outro, além de romper a barreira da comunicação tradicional.
“A visibilidade das pessoas surdas, a quebra dos muros entre a sociedade e estas comunidades, aliado a oportunidade que estes podem ter de também contar com o apoio do serviço público essencial a exemplo do corpo de bombeiros é fundamental para a inclusão e a assistência desta camada da população que são menos assistidas pelos órgãos públicos”, disse o tenente BM Ney Santana.
O fracionamento da capacitação por guarnições possibilitou maior aproximação com cenários mais próximos da realidade, melhorando assim a confiança dos bombeiros para os atendimentos, sejam na unidade ou em situações de resgate de vítimas surdas.
ASCOM - Bombeiros Militares da Bahia
Por - Gutemberg Stolze / Imprendananet.com