Invasões de áreas à beira-mar,, que vão desde a praia da 'Ponta Grande', passando pela praia do 'Mutá' e seguindo até a região no Caminho de Moisés, na praia da 'Coroa Vermelha', estão causando o avanço do mar e suprimindo a faixa de areia dessas localidades. Além disso, construções irregulares, que vão de moradia, invasão do comércio na área do Monumento de Encenação da Primeira Santa Missa e 'favelização' da entrada do 'Calçadão' que vai até a 'Cruz da Primeira Santa Missa', expõem a ingerência do poder público municipal de Santa Cruz Cabrália.
Coração econômico de Santa Cruz Cabrália
Coroa Vermelha é sem sombra de dúvida o "Coração Econômico de Cabrália", o distrito atrai anualmente milhares de turistas, concentrando importantes cabanas de praia e hotéis. O distrito que é cortado pela BR-367, possui um comércio pujante às margens da via, a qual possui uma largura considerável, o suficiente para uma ordenação urbana que resolveria o problema do trânsito na região.
Infelizmente, o que temos no local são invasões cada vez mais constantes das áreas paralelas à BR-367, que geram uma sensação de abandono, inclusive com construções que chegam bem próximo ao limite da pista, gerando caos no trânsito. Além disso, a sensação de sujeira para quem mora, se hospeda ou passa pelo local é bastante clara, por conta da falta do serviço público básico, a limpeza e o recolhimento do lixo.
"Amo vir à Coroa Vermelha, entretanto, está cada vez mais complicado voltar aqui, a sensação do abandono do poder público é visível, apesar de se arrecadar valores volumosos com o comércio e fluxo de turistas", porém, parece que a gestão não se importa em preservar um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil", destacou uma turista de São Paulo.
Ocupação e construções irregulares no 'Canteiro Publico' às margens da BR-367
Um outro absurdo é, o avanço de construções irregulares no canteiro paralelo à BR-367, uma área nobre que deveria ter sido usada para equipamentos. Porém, o local está sendo favelizado com construções irregulares que chegam a se estender até o limite da pista.
No vídeo gravado pela equipe do Imprensananet.com podemos perceber desde a falta de limpeza, avanço do mar, contruções do comércio e cabanas cada vez mais próxima da pista, a favelizaçào do calçadão e abandono do monumento da Santa Missa. É importante ressaltar que a situação de Coroa Vermelha já vem de um longo tempo, porém, em nove meses da nova versão nada foi feito inclusive a situação em alguns locais piorou.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com