
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que a prova prática para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudança na ordem de execução. A partir da alteração, o teste de baliza deixará de ser realizado no início do exame e será aplicado ao final do percurso de rua.
De acordo com o órgão, a baliza — manobra de estacionamento em espaço delimitado por estacas — passa a integrar a etapa final da avaliação prática. O Detran-BA também anunciou que veículos automaticos serão autorizados nas provas práticas, após a publicação do Manual Brasileiro de Direção Veicular pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Nesta semana, São Paulo, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás aprovaram mudanças na prova prática para obtenção da CNH. Entre as alterações está a retirada da baliza como etapa obrigatória do exame. No Distrito Federal, essa manobra já havia deixado de ser exigida desde 2004. Mesmo com o fim da baliza em área demarcada, os candidatos nesses estados continuam obrigados a realizar manobras de estacionamento em via pública, junto ao meio-fio, ao menos uma vez durante o percurso da prova.
Outra novidade é a liberação do uso de veículos com câmbio automático nos testes práticos. A medida passa a valer nos mais de 500 locais de prova distribuídos pelos estados, tanto para candidatos à primeira habilitação quanto para processos de renovação da CNH.
Outros estados também devem confirmar a adoção das mudanças nas próximas semanas, já que cada departamento de trânsito tem autonomia para definir suas próprias normas e procedimentos. As alterações acompanham o conjunto de novas regras para a obtenção e renovação da CNH, entre elas a flexibilização da obrigatoriedade de contratação de autoescolas para a realização das aulas práticas de direção.
FONTE: G1
Por - Marcus Vinicius / Imprensananet.com