
O aumento no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre gasolina, diesel e gás de cozinha já está valendo a partir desta quinta-feira (1º). A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em setembro do ano passado. O órgão reúne representantes governo federal e estadual.
Esse é o segundo ano seguido de aumento do ICMS sobre combustíveis. Em fevereiro de 2025, já tinha acontecido um aumento dos valores do imposto.
De acordo com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), que reúne os secretários de Fazenda dos estados, o reajuste considera os preços médios mensais dos combustíveis divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no período de fevereiro a agosto de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
Por ser considerado um preço chave, aumentos de impostos sobre combustíveis tendem a se alastrar por toda economia. A Petrobas abandonou, no começo do governo LULA (PT), a politica de paridade dos preços, devido os combustíveis serem reajustados com base no preço do petróleo e da variação do dolar.
FONTE: G1
Por - Marcus Vinicius / Imprensananet.com