
O Pato Basquete foi punido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) por conta do episódio de agressão ao árbitro Diego Chiconato, após o jogo contra o Caxias do Sul, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time paranaense terá que jogar com portões fechados os próximos jogos da competição. Além disso, três membros do clube foram suspensos pelas agressões.
Logo após o fim da partida Pato 85 x 91 Caxias do Sul, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco, o árbitro Diego Chiconato foi agredido por três pessoas e chegou a ir ao chão. Em vídeos postados por torcedores, Diego se levanta após ter levado chutes e jogadores do Pato ajudaram a conter os agressores. A polícia, logo depois, entrou em quadra e cercou os três envolvidos na briga.
As punições foram divulgadas pela LNB, em nota, na noite deste sábado. A Liga destacou que “em razão da mais absoluta ausência de condições de segurança do ginásio”, tomou a decisão de que “todas as partidas de mando da equipe Pato Basquete serão realizadas com portões fechados”, com a presença apenas de pessoas envolvidas nos jogos.
O Pato terá, ainda segundo a LNB, que apresentar até segunda-feira o “Boletim de Ocorrência lavrado em face de todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão contra a equipe de arbitragem da partida em referência”.
Além disso, a Liga informou que “Marcelo Pastorello – Vice-Presidente e Diretor / Representante, Alexandre Kopp – Supervisor, Daniel Bertol – Diretor e Guilherme Augusto Granzotto – Suplente do Conselho Fiscal”, suspeitos de envolvimento nas agressões, estão suspensos por tempo indeterminado.
A Liga também lamentou os fatos ocorridos e informou que está “prestando todo suporte aos árbitros agredidos, que, logo após a partida, receberam cuidados médicos e registraram Boletim de Ocorrência”. Ainda conforme a nota, “apesar de abalados pelos lamentáveis fatos, todos passam bem”.
Em nota publicada na tarde deste sábado, o Pato Basquete ressaltou "que o projeto todo se baseia no respeito às leis e regulamentos, repudiando todo e qualquer ato de violência, de qualquer natureza" e que "os envolvidos já prestaram seus esclarecimentos às autoridades competentes".
Além disso, o clube prosseguiu dizendo que "confia que a verdade e justiça dos fatos será evidenciada, ressaltando que colabora para a melhor solução ao caso" e que enfatiza o "compromisso com a paz no esporte e com a segurança de todos os torcedores, famílias e profissionais participantes do evento".
O próximo jogo do Pato Basquete em casa pelo NBB será na segunda-feira, contra o União Corinthians, às 19h30. O time paranaense está em 15º na tabela.
A Polícia Militar informou que duas pessoas foram encaminhadas à delegacia após as agressões em quadra. Segundo a PM, "após a contenção da confusão, foi constatado que um dos árbitros apresentava lesões na região da boca, além de arranhões no pescoço".
Ainda conforme a polícia, "diante das lesões constatadas e da manifestação de interesse da vítima em representar criminalmente pelos fatos, as partes envolvidas foram encaminhadas ao batalhão da Polícia Militar para a lavratura de termo circunstanciado". Os suspeitos foram ouvidos e vão responder em liberdade.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com