Pelo menos quatro pessoas já foram presas numa operação, realizada desde o início da manhã desta quinta-feira (21), para desarticular uma quadrilha acusada de aplicar golpes na concessionária de serviços telefônicos Oi Telemar e em centenas de clientes, no Rio. A operação é coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Segundo a polícia, a quadrilha é composta principalmente por funcionários de uma empresa terceirizada, que presta serviço à concessionária. Esses trabalhadores conseguiram as senhas de funcionários da própria operadora e com isso, conseguiam reduzir o valor da conta de telefone, o aumento da velocidade da internet de 512 K para 8 MB, o cancelamento do pagamento total da conta e até uma instalação de todo o serviço, mesmo em regiões onde o serviço não é oferecido oficialmente.
O golpe já foi registrado em outros estados como Bahia e Ceará, além do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, a quadrilha oferecia ainda garantia de um ano pelo serviço clandestino.
O grupo lesava o cliente que contratava uma internet com pacote mais veloz 8 GB. Na hora da instalação a quadrilha não colocava essa velocidade e armazenava o restante para distribuir para os clientes de sua quadrilha. A pessoa ficava com a internet lenta e pagando por um pacote de velocidade alta, informou a polícia.
De acordo com a polícia, 25 pessoas estão indiciadas. Um dos suspeitos de integrar a quadrilha seria um engenheiro da concessionária. Estão sendo cumpridos 31 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão em vários locais, principalmente na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Em nota, a Oi Telemar disse que foi informada pela polícia sobre as investigações de fraude contra a companhia e clientes. A empresa acrescenta que está contribuindo com todas as informações solicitadas pelas autoridades policiais e acompanhará o andamento do inquérito, de forma a proteger os clientes e preservar o patrimônio da companhia.
A Oi Telemar esclarece que o engenheiro mencionado não pertence atualmente ao quadro de colaboradores da empresa. A concessionária orienta ainda que os clientes solicitem os serviços e reparos pela central de atendimento e que, em caso de dúvidas, confirmem as informações sobre planos e serviços através do site e dos canais de atendimento da companhia.
Fonte: G1
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com