O co-main event da noite tinha uma emoção mais para os amantes mais antigos do MMA. Onze anos depois do primeiro encontro, Fabrício Werdum e Alistair duelaram pela terceira vez em suas para desempatar o placar e, de quebra, colocar o vencedor como franco favorito para garantir a chance de disputar o cinturão dos pesos-pesados contra Stipe Miocic. E quem se deu melhor foi o gigante holandês, em decisão polêmica e duramente criticada pela torcida.
Disposto a surpreender, o peso-pesado gaúcho começou a luta aplicando uma voadora. Agressividade esta que perdeu ritmo com o decorrer do assalto. Isso porque os dois atletas optaram por estudar um ao outro e cadenciar os ataques, o que abriu brecha para que Werdum, que caminhou sempre para frente e soltou mais golpes, levasse ligeira vantagem em assalto que poderia ser pontuado para qualquer lado.
No entanto, o segundo assalto contou com um holandês mais estratégico e preciso. Após se esquivar de nova voadora do rival, Overrem jogou no contra ataque e pontuou com potentes golpes no infight, principalmente joelhadas e chutes de encontro. Em duas dessas ocasiões, Werdum sentiu e puxou para guarda na tentativa de se recuperar.
Na terceira e última etapa, Werdum mais uma vez mergulhou com uma voadora, talvez para impressionar a torcida, antes que uma luta cadenciada voltasse a tomar conta do octógono. Sempre com a postura de agressor, o brasileiro aproveitou a queda de rendimento do rival para usar joelhadas no clinche. E em uma delas ele conseguiu impor um knockdown no ex-campeão do K-1 (torneio de kickboxing).
Com a vantagem não apenas nas papeletas, mas também psicológica, 'Vai Cavalo' partiu para cima e derrubou, posição em que permaneceu mais de dois minutos golpeando no ground and pound, o suficiente que parecia lhe garantir a vitória por pontos.
No entanto,após o anúncio de uma vitória por decisão majoritária (um dos árbitros marcou empate), a torcida não parou de vaiar e criticar o resultado, abafando o discurso do vencedor.
Recomeço
Ex-campeão dos pesos-leves (70 kg), Anthony Pettis resolveu retornar à sua divisão de origem após acumular duas derrotas em três apresentações como peso-pena (66 kg). E a mudança parece ter dado certo. Com um jogo mais solto e mais rapidez nos golpes, além de um condicionamento físico melhor, 'Showtime' impôs seu ritmo quase como nos velhos.
Com precisos chutes nas costelas de Jim Miller, Pettis garantiu a manutenção de distância e minou consistentemente o ritmo do rival, que não encontrou muitos momentos para buscar suas quedas. Desta forma, com o passar dos minutos, o ex-campeão passou a se sobressair cada vez mais, o que abriu espaço para suas combinações de socos na curta distância e chutes na saída dos movimentos.
Um belo show aplicado por três rounds pelo atleta que ainda demonstrou ter a respiração normalizada após o duelo. O recado dado ainda no cage, durante entrevista para Joe Rogan, foi claro. O peso-leve está de volta e disposto a brilhar mais uma vez rumo ao cinturão que hoje pertence a Conor McGregor. Fiquem de olho!
Tropeço
O card principal começou ruim para os brasileiros. Ex-campeão do Jungle Fight, Douglas Silva de Andrade encarou o duro americano Rob Font e não viu a cor da bola. Mais dinâmico desde o início, o dono da casa obrigou o rival a andar para trás seguidamente e o puniu na troca de golpes em pé em todos os momentos de aproximação.
Com o mesmo cenário se repetindo no 2º round, não demorou para que Douglas acusasse os golpes no rosto e caísse em knock down, permitindo que o oponente trabalhasse no ground and pound. Mas foi nesta posição, curiosamente, o brasileiro encontrou seu melhor momento. Raçudo, ele empurrou Font, levantou e aplicou uma queda cinematográfica o cravando no tablado. Infelizmente, o americano já caiu com uma guilhotina encaixada e obrigou o oponente a bater.
Acompanhe os resultados do UFC 213:
Alistair Overeem venceu Fabrício Werdum por decisão majoritária;
Anthony Pettis venceu Jim Miller por decisão unânime;
Belal Muhammad venceu Jordan Mein por decisão unânime;
Trevin Giles nocauteou James Bochnovic no 2º round.
Fonte: Msn
Por: Gutemberg Stolze - Imprensananet.com