Foi divulgada na manhã desta segunda-feira 07/11 a aprovação pelo Conselho de Administração da Minerva a compra do Frisa Frigorífico Rio Doce no valor de 205 milhões de reais. O valor será acrescido ao capital de giro da empresa que no final de 2015 era de 45 milhões.
O pagamento da aquisição será parcelada da seguinte forma, 50% no ato da assinatura do contrato de compra, e em três parcelas anuais, a primeira, 10%, do montante devedor e as duas seguintes de 20% consecutivamente. A Frisa possui unidades espalhada pelo Brasil; Teixeira de Freitas, Nanuque, Centro de Distribuição e Escritório em Noteroi no Rio de Janeiro.
A transação ainda aguarda a aprovação da CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência). A Frisa é uma das principais empresas de distribuição de carne bovina no país, atualmente com abate de 500 cabeças em Teixeira de Freitas, 800 cabeças em Nanuque e 400 cabeças em Colatina.
O fechamento do negócio cai como um balde de água fria sobre a JBS Friboi que por algumas vezes tentou comprar a Frisa. Com a fusão, a Minerva terá capacidade para abate de 19 mil cabeças por dia, o abate está estrategicamente distribuído em 9 estados brasileiros e também nos países; Uruguai, Paraguai e Colômbia.
A Minerva
A companhia Minerva é a segunda maior exportadora de carne e a maior exportadora de gado vivo do Brasil. Com um crescimento médio de 39% ao ano desde 2001, a receita líquida da Minerva alcançou a marca de R$ 4,4 bilhões em 2012.
Entre as empresas de grande porte, a Minerva foi a mais valorizada em 2012, resultado atingido através de uma estratégia de negócios baseada na coerência, solidez e sustentabilidade. Essa estratégia tornou a Minerva reconhecida e prestigiada internacionalmente pela alta qualidade da sua produção.
A Minerva foi a primeira empresa do grupo Minerva Foods, tendo sido adquirida em 1992 pela família Vilela de Queiroz que desde os anos 1950 se destacava pela excelência no transporte e criação de gado e pelo bom relacionamento com pecuaristas de todo o país. A experiência anterior com os pecuaristas foi transformada em política institucional da companhia, criando laços de confiança e transparência para o crescimento mútuo e sustentável orienta diversas ações da empresa.
Mantendo a coerência da sua estratégia de negócios, a Minerva procurou valorizar os subprodutos do abate e verticalizar a marca através de uma cadeia de produção que viabiliza uma operação eficiente e sustentável. Assim, também fazem parte da companhia Minerva, as empresas Minerva Casings, Minerva Biodiesel, Minerva Leather, Minerva Beef Shop, Minerva Live Cattle Exports, e Logística Minerva.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com