tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Blogs Contato AlcobaçaBahiaBARROSOBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze
11/04/2016 - 16:36:47
Ouvir áudio:

Manifestantes contrários ao impechment montam acampamento no Teatro Nacional de Brasília (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

Manifestantes a favor e contra o impeachment montaram acampamento na noite deste domingo (10) em áreas próximas à Esplanada dos Ministérios. Movimentos contrários à saída da presidente Dilma Rousseff foram para o estacionamento do Teatro Nacional, e militantes que defendem o afastamento optaram por ficar dois quilômetros de distância, no Parque da Cidade.

Grupos a favor do impeachment em acampamento no Parque da Cidade, em Brasília (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

Protestos são esperados diante do Congresso durante votações do processo do impeachment na Câmara. Nesta segunda (11), a comissão especial analisa o parecer sobre o processo. O caso deve ir para o plenário no próximo final de semana.

Força Nacional acompanha a montagem do acampamento no estacionamento do Teatro Nacional (Foto: Fernando Caixeta/G1)

Para evitar conflitos entre pessoas com orientações contrárias, alambrados são erguidos no gramado da Esplanada. Detentos do regime semiaberto começara a montar a estrutura no último final de semana.

Manifestantes pró-impeachment pretendem contestar na Justiça o esquema de segurança anunciado pelo governo do Distrito Federal. Segundo eles, todo o espaço diante da Esplanada dos Ministérios foi reservado por eles e não poderia receber atos contrários.

"Vamos entrar com um mandado de segurança. A secretária de Segurança insiste em manter grupos antagônicos no mesmo local, sendo que nós protocolamos primeiro", afirmou o professor de filosofia Allan dos Santos, um dos acampados no Parque da Cidade.

Acampamentos

Movimentos sociais contrários ao impeachment chegaram ao Teatro Nacional em 20 ônibus, e as caravanas são equipadas com barracas e comida. O grupo estendeu faixas de apoio à presidente Dilma Rousseff, com a mensagem "vai ter luta, não vai ter golpe". Os representantes não quiseram dar entrevista.

Militantes que querem a saída da presidente montaram estruturas no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Até a manhã desta segunda, o acampamento reunia 25 pessoas. Elas dizem que receberam doações para se manter no lugar.

Um dos organizadores, o professor Allan dos Santos diz ter se demitido de uma escola no Rio Grande do Sul para vir ao protesto. "Estamos aqui para tirar a presidente Dilma do poder, tendo em vista que a corrupção é apenas um instrumento que eles usam para instalar o comunismo no país", disse. A expectativa do grupo é reunir milhares de pessoas no acompanhamento até a próxima sexta (15).

Esquema de segurança

A Força Nacional e a Polícia Militar acompanham os dois acampamentos. O esquema foi anunciado neste sábado. Balões aéreos de identificação dos movimentos e bonecos considerados ofensivos e provocativos, independentemente do tamanho, estão proibidos. A secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar, indormou que a Força Nacional ajudará a evitar conflitos entre os grupos.

As zonas para os manifestantes estarão separadas por um corredor de 80 metros de largura por um quilômetro de comprimento, extensão que vai da Catedral ao Congresso Nacional. A passagem será de trânsito exclusivo das forças de segurança e será guarnecido por policiais militares encarregados de impedir que um grupo invada o espaço reservado ao outro.

Os manifestantes a favor do impeachment ficarão em um ponto de concentração próximo à Catedral Metropolitana (do lado do Eixo Monumental que fica no sentido do Congresso) e, por isso, só podem estacionar na Asa Sul. Os contrários ficarão perto do Teatro Nacional (do lado do Eixo Monumental no sentido contrário ao Congresso) e só podem estacionar na Asa Norte. Policiais militares “filtrarão” os manifestantes a partir do dia 15, indicando para onde devem se direcionar.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com