Um bombeiro civil morreu após um incêndio de grandes proporções atingir o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
O homem identificado como Ronaldo Pereira da Cruz, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, trabalhava no museu e teria tentado combater o início das chamas. Ele sofreu intoxicação, foi retirado do local inconsciente e levado para o Hospital das Clínicas, onde teve uma parada cardiorrespiratória.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou a morte do brigadista e lamentou a tragédia. Ele disse ainda que vai reconstruir o museu rapidamente com o apoio da iniciativa privada.
Acredita-se que o fogo tenha começado por volta das 16h30 no primeiro andar do museu e rapidamente passou para os andares de cima. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, já foi destruída. O local não estava aberto para visitas. Segundo o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, disse que a área de exposição foi a mais afetada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 37 carros e 97 profissionais estão no local para combater as chamas. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. Por volta das 17h10, a corporação relatou ter controlado o fogo.
A CPTM informou que os trens não estão circulando entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, bem como entre as estações Luz e Brás.
Por motivo de segurança, o acesso à estação Luz foi fechado. A empresa recomenda que os passageiros recorram ao metro, que está funcionando normalmente. Mas quem precisa usar as linhas da CPTM, deve se dirigir à estação Brás ou Palmeiras-Barra Funda.
O trânsito na Praça da Luz, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), está totalmente bloqueado, nos dois sentidos.
Em entrevista à "GloboNews", a curadora do Museu da Língua Portuguesa, Isa Ferraz, disse que o incêndio não representa necessariamente uma perda ao acervo. Segundo ela, há cópias dos documentos armazenados em outros locais.
Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa é composto por três pavimentos dedicados à valorização e difusão do idioma (patrimônio imaterial). Reúne exposições sobre as origens, a história e as influências sofridas pela língua, bem como promove cursos, palestras e seminários sobre o tema.
O espaço fica aberto a visitas de terça a domingo, das 10h às 17h. Estava em cartaz a exposição "Esta Sala é uma Piada", que reunia mais de 100 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionadas do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O edifício é considerado um patrimônio histórico do século 19, inspirado na construção inglesa. Em 1946, um incêndio teria destruído boa parte do prédio, que foi restaurado em 2006. O projeto de restauração chegou a custar R$ 37 milhões.
Fonte:Uol
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com