Uma série especial reúnem 16 repórteres que participam de momentos marcantes dos 50 anos de jornalismo da TV Globo.Jornalistas relebram fatos históricos e comentam suas trajetórias.
Uma homenagem do Jornal Nacional aos Jornalistas,Sérgio Chapelim e Cid Moreira nesta sexta-feira (24) que foram um dos primeiros apresentadores, fizeram um retorno simbólico a bancada do jornal junto com os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.
Os dois estiveram à frente do telejornal até 1996 e comentaram suas histórias ao longo de suas carreiras
Sérgio Chapelin: Eu tenho mais de 40 anos no jornalismo da Globo. Quase metade desse tempo aqui no Jornal Nacional. Eu, o Cid e todos que têm ou tiveram essa missão nos telejornais e nos programas da Globo temos todos os motivos pra sentir orgulho por esse cinquentenário. Ter estado aqui, nesta bancada, durante todos aqueles anos, vivendo esse processo desafiador de levar os fatos aos telespectadores da melhor maneira possível, da maneira que todos entendam claramente, foi algo que é e sempre será inesquecível. Jornalismo é sempre uma obra coletiva, e fazer parte disso é algo realmente especial. O jornalismo trata de assuntos que afetam a vida das pessoas, direta e ou indiretamente. Afeta as nossas vidas. Talvez por isso as memórias dos repórteres, que nós acompanhamos nessa semana, tenham emocionado tanta gente. É como se as memórias deles fossem as suas. As minhas. E nem importam as diferenças de opinião que cada um tenha sobre os fatos relembrados por eles. Porque a opinião é de cada um. Mas a história é de todos.
Cid Moreira: No próximo dia 26, domingo, a TV Globo completa 50 anos. O Jornal Nacional é mais jovem. Em setembro, comemora 46. Eu tive a honra de inaugurar o JN, ao lado do colega Hilton Gomes, em 1969. E estive aqui nos primeiros 27 anos. Foi um período de construção do jornalismo da Rede Globo, do próprio Jornal Nacional, e também da relação dos brasileiros com a Globo e com o JN. Foram muitos anos vivendo o jornalismo. Vendo a notícia chegar à redação nas anotações de um apurador, de um produtor, um repórter, um cinegrafista, um editor. Foram anos participando desse processo com entusiasmo e paixão até o momento em que cabia a nós levar a informação aos cidadãos. Ao longo dessa semana, enquanto os nossos repórteres relembravam momentos especiais da história e da carreira de cada um, alguns milhões de brasileiros fizeram o mesmo e se emocionaram com eles. E entre esses milhões que se emocionaram, estamos eu e o Chapelin. Relembrar esses momentos foi muito emocionante pra nós, e pra todos os colegas que, um dia, tiveram a responsabilidade enorme de ocupar essa bancada.
Cid Moreira: Agora, nós vamos ver o último capítulo dessa série especial dos 50 anos do jornalismo da Globo. A quinta década de lembranças, de informações de bastidores.
Sérgio Chapelin: A quinta década dessa história que é de todos nós.
Fonte:G1
Por - Francele Alves - Imprensananet.com