Reunidos em assembleia nesta sexta-feira (10) na sede do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), em Itamaraju, os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) aprovaram, por ampla maioria de votos, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 do banco e o fim da greve na região. A categoria retorna ao trabalho na segunda-feira (10), após 10 dias de atividades paradas.
A proposta do BNB prevê reajuste de 9% no piso salarial e de 8,5% nas demais verbas, além de aumento de servidores, com ampliação do quadro em mais de 1300 vagas. Consta também adiantamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 8,75% do lucro referente ao 1º semestre deste ano, 2,2% linear; 3% a título de PLR social linear e de 3,55% referente à parte fixa mais variável.
Na assembleia, os bancários fizeram um amplo debate em torno do fortalecimento do BNB como banco público, sobre a necessidade de um plano de cargos e salários que contemple a maioria dos funcionários e em relação à isonomia de direitos. Também reconheceram e elogiaram a forma como o Sindibancários conduziu o movimento grevista. O sindicato se comprometeu em continuar o debate junto com a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, "na luta pela aprovação de uma proposta de PCR que respeite e valorize os funcionários, com isonomia para todas as funções".
A direção do sindicato, através do coordenador geral Carlos Eduardo Coimbra, assumiu ainda o compromisso de construir junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) um seminário específico com os servidores do BNB na região, a fim de debater questões importantes para a categoria.
Fonte: Sindibancários Extremo Sul-Contraf-CUT
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com