Com o fim do prazo para todos os candidatos pedirem os registros à Justiça Eleitoral, a campanha começou neste domingo em todo o país. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro, quando 141,8 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.
Conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os candidatos e as coligações podem contratar serviços autofalantes em suas sedes para promover a campanha das 8h às 22h. Os comícios também estão autorizados das 8h às 24h. Nesse caso, a contratação de artistas e a distribuição de brindes são proibidos.
Também fica proibida a divulgação das candidaturas em painéis (outdoors) espalhados pelas cidades. A propaganda por meio de cartazes tem tamanho máximo de quatro metros quadrados. Se a regra não for cumprida, caberá multa que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil e determinação para a retirada imediata dos cartazes. A propaganda eleitoral na internet também está liberada no site próprio do candidato.
Na cidade de Eunápolis, ainda não se vê nenhuma movimentação de campanha. Pelo visto, isso não vai acontecer tão cedo. Alguns candidatos estarão encurtando as propagandas, e, só devem sair para as campanhas de fato, no fim do mês de agosto. Os comícios também estão autorizados das 8h às 24h. Nesse caso, a contratação de artistas e a distribuição de brindes são proibidos.
Fonte A Gazeta Bahia
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com