O temporal que atingiu o Rio de Janeiro entre a noite de terça (10) e a manhã desta quarta-feira (11) alagou ruas, isolou moradores, provocou saques e colocou a capital em alerta para risco de deslizamentos. Mais de 2 mil famílias estão desalojadas no estado. Duas pessoas morreram. O mau tempo fechou aeroportos, paralisou linhas de trens e do Metrô e prejudicou o trânsito.
Balanço divulgado pela Defesa Civil do município informa que 200 pessoas ficaram desalojadas na capital e outras 50 ficaram desabrigadas. Esses números não estão contabilizados no balanço estadual.
Nova Iguaçu e Japeri, na Baixada Fluminense, decretaram estado de calamidade pública. Também foram atingidos os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São Gonçalo e São João de Meriti.
O pedreiro Martinho da Silva, 50, caiu em um rio em Nova Iguaçu e desapareceu. Na noite desta quarta, o corpo de um homem foi encontrado na cidade boiando no Rio das Botas, mas ainda não foi identificado. O corpo de um rapaz de 18 anos foi encontrado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, por volta das 19h45 desta quarta-feira. Segundo a Prefeitura, Neilson Viana Ribeiro teria caído durante a manhã no rio que passa pela região.
Segundo o secretário de Defesa Civil estadual, Sérgio Simões, Nova Iguaçu teve o maior índice pluviométrico do estado depois da capital. "A recomendação é que as pessoas não transitem nas áreas alagadas e que permaneçam em locais seguros”, afirmou.
A presidente Dilma Rousseff ligou para o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes para oferecer ajuda federal. Cabral pediu itens básicos para a população, como água potável, colchonetes e cestas básicas.
Paes chegou a pedir que ninguém saísse de casa. "Vamos apurar o que causou todos esses alagamentos", disse. O prefeito afirma que houve "dificuldade de drenagens em áreas que fazem limites entre a Zona Norte e a Baixada Fluminense".
Assaltos e saques
Moradores revoltados com os estragos do temporal fecharam as duas pistas da Via Dutra em Queimados, atearam fogo a pneus e outros objetos.
Um caminhão parado teve a carga saqueada. Assaltantes aproveitaram o engarrafamento para assaltar motoristas parados. (Assista no vídeo ao lado)
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, informou que o policiamento na Via Dutra será reforçado com policiais federais para conter os saques.
Fonte: G1
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com
.