Na manhã desta terça-feira 03/12 por volta das 08h15min a Federação das Cooperativas de Transporte Complementar do Estado da Bahia juntamente com varias cooperativas fecharam a BR 330 nas imediações do trevo do município de Itagi que fica entre as cidades de Jitauna e Jequié.
O protesto mais uma vez é contra as blitz arbitrárias e perseguidoras por parte da AGERBA, segundo manifestantes a agência reguladora do governo da Bahia é usada e comandada para satisfazer os interesses do deputado Estadual Ronaldo Carleto.
O fechamento da BR 330 durou 02 horas, durante a paralisação que causou cerca de 10km de congestionamento nos dois sentido da BR apenas ambulâncias, veículos com doentes e autoridades em diligência puderam passar no bloqueio.
A grande maioria das pessoas afetadas pela interrupção da BR apesar dos transtornos apoiou o movimento. “É uma vergonha esta perseguição, os ônibus deste deputadinho são horríveis, a maioria sucateados, sem conforto e não atende ao fluxo de passageiros” declarou a srª Maria de Lurdes em apoio aos manifestantes.
Um trio elétrico foi utilizado pelos manifestantes, nele o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte Complementar o Sr° Peujot anunciava varias manobras políticas por parte do deputado Ronaldo Carleto que impede a regulamentação da Lei 11.378. A deve libera licitações para implantação do transporte complementar em toda Bahia.
Entre as manobras do deputado estão as aquisição de vários cargos e setores que englobam o sistema administrativo do governo estadual. Segundo líderes do movimento “Transporte de Qualidade ao Alcance de Todos”, Carleto tem acumulado vários cargos em toda a Bahia.
Entre suas indicações estão, chefes de Detrans, comandos de batalhões de polícias, direção da AGERBA entre outro, tudo isso no intuito de perpetuar o MONOPÓLIO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL que está enraizado no estado da Bahia, vale apena lembra aqui que monopólio é crime segundo nossa constituição federal.
Ao final do protesto fomos informado que o movimento obteve um vitória significativa, pouco antes da liberação da BR 330 um dos advogados das cooperativas ligou informando que uma ação impetrada no Ministério Publico contra a atuação de policiais militares em blitz na rodovia federal foi aceita e que o comando local da policia informou que policiais militares não mais estarão em blitz na BR 330.
Cooperativas que estiveram presente no protesto:
Cootaji de Jequié e Ipiau
Coopertrans de Guaratinga
Coopertaci de itajuipe
Coopertransaste de Teixeira de Freitas
Cootaci de Itamaraju
Cooperpe de Itapé
Cooperbi de Ibicarai
Coopettan Itabatã
Cootai de Itagi
Coopeita – Itapebi
Coograpiuna de Itabuna
Coonar de Canavieiras
Coorema de Buerarema
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com