O grupo espanhol Acciona Windpower inaugura nesta quarta-feira (13), às 11h, uma fábrica no município de Simões Filho, localizada na Via das Torres nº 646, no Condominio Âmbar, Região Metropolitana de Salvador. A solenidade contará com a presença do governador Rui Costa, do presidente do grupo, José Manuel Entrecanales, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, entre outras autoridades.
Com investimentos de R$ 15 milhões e geração de mais 60 empregos diretos, a fábrica, que produzirá uma nova linha de nacelle - componente principal do aerogerador - faz parte da ampliação da planta industrial da companhia, que chegou ao estado em 2013, quando passou a fabricar cubos eólicos, empregando 210 trabalhadores.
A Bahia ocupa a liderança na cadeia produtiva de energia eólica, com potencial de geração de 195 mil MW, já o dobro da capacidade instalada do Brasil. São mais de 4 GW contratados, distribuídos em 168 empreendimentos e investimentos de R$ 16,2 bilhões. Atualmente, o estado tem 37 projetos em operação, gerando um total de 959 MW. A expectativa para 2015 é que a Bahia supere a marca de 1 GW em operação.
Fato Histórico: Rui Costa visita antigos vizinhos durante vistoria em área atingida pela chuva
Um dos pontos visitados pelo governador Rui Costa durante a inspeção de áreas afetadas pela chuva na comunidade da Baixa do Fiscal, na manhã desta terça-feira (12), foi a Rua São Domingos, onde ele morou por mais de 20 anos e que teve imóveis com estruturas danificadas. Ao passar em frente à casa simples em que viveu com a família ao longo da infância e grande parte da juventude, Rui prestou solidariedade aos moradores.
O governador foi recebido pelos antigos vizinhos, com os quais conversou e ouviu apelos de melhorias urbanas para a área e demolição de construções ameaçadas. O clima na comunidade é de comoção após o deslizamento de terra que matou quatro pessoas no último fim de semana. Durante a visita, Rui Costa anunciou providências como a construção de moradias para realocar as famílias e realizar obras estruturantes nas encostas da região.
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com