Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
05/08/2019 - 11:05:51

 

 

Embora esteja disponível na rede pública, o exame de papanicolau é subutilizado no Brasil, não é à toa que nosso país sofre com muitos casos de "Câncer de colo do Útero", uma taxa preocupante de mortes, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Só em 2016, 16 340 mulheres foram diagnosticadas com essa doença (que poderia ser erradicada se contralássemos as infecções pelo vírus HPV, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

 

 

Alerta

 

Esse teste é cercado de desinformação, o que ajuda a aumentar a incidência e a mortalidade por câncer de colo de útero pelo Brasil. O pior é que 44% das mulheres só detectaram o problema quando ele atingiu um estágio avançadíssimo, que reduz drasticamente as chances de cura. 

 

O Papanicolau não é feito para detectar DSTs

 

Não pense que esse exame vai captar toda e qualquer doença sexualmente transmissível, na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão). Claro que, durante a avaliação do ginecologista, a busca por DSTs em geral também deve ser contemplada. Só que os meios de fazer isso são outros. Recado final deste item: pergunte para o profissional se ele pretende realizar o papanicolau ou não.

 

Clinipas Responde

 

1 - O que é exatamente o exame preventivo?
 

O exame na mais é do que uma coleta de secreção do colo do útero, utilizando uma espátula e escovinha em um procedimento bem rápido, que dura 5 minutos, no máximo, segundo o médico. Ou seja: você não vai sentir nada mais do que um pequeno incômodo.

 

2 - Qual a importância de fazer o preventivo?
 

O Papanicolau é muito importante para estar em dia com a saúde da região íntima e para o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de colo de útero, aumentando as chances de ter um tratamento bem-sucedido. Podetambém ajudar a detectar o HPV (infecção que causa verrugas pelo corpo), apesar de já existirem outros exames auxiliares na detecção dessa doença.

 

3 - Tem alguma diferença do exame para uma menina que é virgem?
 

Sim! De acordo com as normas, o Ministério da Saúde recomenda que o preventivo, em meninas virgens, seja feito com um cotonete e materiais que preservem o hímen - a  membrana que fica na entrada da vagina. Para mulheres que já iniciaram a vida sexual, o Papanicolau é feito com uma "colher de raspagem" para coletar o material do colo do útero.

 

4 - A partir de que idade devo fazer o exame preventivo e qual a frequência?
 

A idade ideal para começar a fazer o exame, de acordo com o ginecologista, é a partir dos 25 anos ou quando a menina iniciar a vida sexual. Já a frequência varia de acordo com cada caso. De modo geral, o preventivo deve ser feito anualmente, mas pode ser antecipado em casos de alterações ou realizado com intervalo um pouco maior (até três anos) se os dois últimos exames forem normais.

 

5 - A mulher pode ter relações sexuais antes do exame?
 

A recomendação do Ministério da Saúde é de não ter relação sexuais um dia ates à realização do preventivo. No mesmo período, também não se deve usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação.

 

 

Ascom - Clçinipaz

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com