Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
04/02/2020 - 13:39:31

 

 

Cada família tem o seu momento e critérios para saber quando as crianças irão para a escola. idade escolar não é necessariamente um consenso geral entre mães e pais, variando muito de acordo com as necessidades de cada um. No entanto, mais cedo ou mais tarde será o momento em que o primeiro dia de aula se torne realidade, período que a criança passa por uma série de questionamentos, dúvidas e receios.

 

 

 

E é por isso que os pais precisam estar também preparados para esse momento, mesmo que seja tão difícil para todas as partes.

 

Os pais também devem se preparar
 

O mais curioso é que são os pais os primeiros a se sentirem um tanto quanto incomodados com a situação. Afinal, deixar os filhos na escola pela primeira vez pode ser um processo difícil, tamanha é a sensação de abandono que possa acarretar.

 

 

 

Essa sensação pode ser sentida principalmente por parte das mães, que estatisticamente passam mais tempo com seus filhos e, como consequência, trazem esse instinto de dependência emocional mais aflorada. Com isso, é preciso dizer que pouco adiantará acalmar a criança que está indo pra escola pela primeira vez se os próprios pais não estiverem preparados para tal situação.

 

 

 

Não é segredo que meninos e meninas, apesar da pouca idade, sabem o que lhes aguarda através da reação do pai e da mãe. A escola, que é um espaço sem a presença de um familiar e na qual ela será estimulada a ter convívio com demais crianças e adultos, é natural que a insegurança tome conta.

 

 

 

Os pais também devem confiar os cuidados de seus pequenos nas mãos de “pessoas estranhas”. No entanto, aos poucos esse sentimento de desconfiança será cessado. Até porque não se trata apenas dos nossos filhos, mas de muitas outras crianças que passaram e ainda passam por lá ano após ano.

 

Dicas Para Lidar com O Primeiro Dia na Escola

 

Incentive a criança de maneira sucinta - É importante não deixar a criança ainda mais ansiosa com longas explicações sobre o que é – ou como deveria ser – a escola. Isso pode atrapalhar mais do que ajudar.

 

 

Seja breve em dizer que seu filho irá para a escolha, local onde vai aprender muitas coisas e conhecer novos amigos. Em grande parte, basta tornar simples algo que deveria ser indolor. Nós mesmos já passamos por essa fase e é bem capaz de muitos nem lembrarem o primeiro dia de aula de maneira traumatizante.

 

Não dê recompensas para algo que deve ser prazeroso - A escola não deverá ser um problema a ser contornado com prêmios, recompensas ou quaisquer coisas que possam amenizar o fato de que a criança possa ter que acordar cedo, fazer lição de casa, aguardar a hora de entrada na escola, etc.

 

 

Aliás, trata-se de uma grande oportunidade de ensinar aos filhos a importância da responsabilidade de uma maneira bastante lúdica. Durante essa fase, boa parte das atividades na escola remetem às brincadeiras e contatos com as coisas do cotidiano. Isso sem falar na construção do aparato imaginativo através de historinhas e primeiro contato com a arte.

 

Mantenha uma rotina para o caminho da escola - Não será um processo mais fácil se cada cada vez que for deixar a criança na escola fazer um trajeto ou maneiras diferentes. O mais indicado seria ir à escola caminhando, mas também sabemos que hoje em dia os carros particulares outros veículos que transportam outras crianças estão aí pra facilitar o dia-a-dia dos pais.

 

 

Mesmo assim, será de grande ajuda se no começo uma rotina for respeitada. Até mesmo a pessoa que irá receber o seu filho (a professora ou outra funcionária da instituição) deverá ser a mesma diariamente.

 

Faça uma despedida segura e sincera - Jamais saia sem se despedir da criança ou escondida. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos. O ideal seria falar que está deixando-a na escola, mas que logo mais voltará para buscá-la.

 

 

Mantendo essa palavra, logo mais não será preciso fazer com que seu filho se sinta inseguro no novo ambiente. Lembre-se que os escândalos nos primeiros dias são bem comuns e com o tempo não será motivo de preocupação. Sempre converse sobre a importância da escola e todas as coisas legais que ela possa proporcionar.

 

Em casa também deve haver organização - Não é porque a criança se encontra fora dos horários de aula que ela deveria estar sem as responsabilidades do aprendizado. Organize um espaço tranquilo para que ela possa estudar e assimilar as atividades que serão ensinadas diariamente.

 

 

É imprescindível que os pais acompanhem todas as lições de casa nesse primeiro momento. Assim, logo mais ela vai criando gosto por essa etapa e o dia seguinte será melhor para eles. A organização do material escolar e lancheira também deve ser acompanhada, assim como o uniforme da escola (caso seja exigido).

 

 

 

Ascom - Escola Monte Rei

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com