Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
08/10/2018 - 17:53:31

 

 

Na manhã desta segunda-feira 08/10, o TRE - Porto Seguro/Santa Cruz Cabrália, através dos seus representantes, os juízes; Drº André Strogenski, Drº Tibério Coelho e a Promotora Drª Michelle Roberta concedeu entrevista coletiva sobre o 1º Turno das eleições 2018. Na oportunidade foram abordados pontos como; biometria, boca de urna, apreensões e urnas substituídas por apresentarem problema de funcionamento.  

 

 

Apreensões

 

Segundo informações, em Porto Seguro e Cabrália foram registrados 13 apreensões, sendo 03 por Crime Eleitoral (divulgação de material com descrição de “Lula Presidente”) e 03 veículos apreendidos por conter plotagem com propaganda política "Lula Presidente".  

 

 

Tecnologia

 

O TRE testou e aprovou um novo sistema de transmissão de dados “Via Satélite” em localidades distantes e difícil acesso, possibilitando a apuração dos votos antes mesmos que as urnas chegassem nos locais de apuração. Em Porto Seguro, o sistema foi utilizado com sucesso no Distrito de Caraíva, um ganho de cerca de 03:00 na apuração dos votos.

 

 

Balanço TRE

 

O juiz da 121ª zona eleitoral, que abrange Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, Drº André Strogenski, classificou a Eleição 2018 bem tranquila, com uma grande participação popular e sem o registro de ocorrências que comprometesse o transcurso normal do pleito, no qual houve apenas o registro de 7 ocorrências sem relevância e sem nenhuma gravidade. “Os eleitores foram às urnas em um ambiente tranquilo onde todos puderam exercer o direito de voto com harmonia, exercendo livremente o exercício da cidadania através do voto”, declarou.

 

 

De acordo com Drº Tibério Coelho, juiz eleitoral da 122ª zona eleitoral, era esse o objetivo da Justiça Eleitoral para que pudesse ser feita a entrega de todo ambiente e propiciar aos eleitores a possibilidade de uma eleição sem atropelos na qual todos os eleitores pudessem comungar de forma inteirada, democrática e bastante republicana do processo, inclusive com a participação acima da expectativa. “Observamos que a abstenção de votos foram abaixo do esperado, mesmo com filas demoradas, os eleitores esperavam para exercer seu papel”, disse.

 

 

 

A promotora de justiça, Drª Michelle Roberta, destacou que o processo de votação brasileiro está consolidado. “Mais uma vez, as urnas eletrônicas demonstraram a sua eficiência. Em mais de 300 urnas, nós tivemos problemas em apenas 1% delas, que tiveram que ser substituídas e o resultado foi de forma dinâmica e rápida. Portanto, a cada eleição nosso processo de votação se consolida cada vez mais para o futuro”, declarou.

 

 

Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com