Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
24/02/2018 - 22:05:18

 

 

O Centro de Cultura de Porto Seguro sediou na última sexta-feira 23/02, um dos mais importantes eventos de sua história, a implantação da Seccional Academia de Letras do Brasil. Na oportunidade aconteceu a entrega de honrarias e medalhas aos novos membros imortais do sul, extremo sul da Bahia.

 

 

Com a presença do Presidente Nacional da entidade, o filósofo e escritor Drº. Mário Carbajal, o importante evento não obteve a devida consideração e respeito do poder público municipal, o qual nãoteve representante. Acompanhado pela esposa, a Srª Dinalva Carbajal, a mesa de honra foi composta por; Átila Borborema, Cleriston José Borges, Robson Ramos, Maira Brito, Miriam Thommy, Cleber José Borges e Agnaldo Barbosa.

 

 

Curiosidade

A academia distingue seus membros com capas amarelas, usadas pelos correspondentes imortais e que já possuem obras divulgadas como escritores, poetas, trovadores, etc, capas verdes usadas pelos correspondentes acadêmicos sem publicações, considerados calouros. Já as capas vinho, são usadas pelos embaixadores, representados por pessoas de destaque nas sociedades locais, e empenhados no desenvolvimento cultural da cidade, e capas pretas, destinadas aos presidentes de seccionais.

 

 

Destaques

Instituto de Música & Cidadania

O Instituto de Música & Cidadania, abrilhantou o evento com a participação do evento o coral “Clave de Sol” composto por alunos do DESCOBRIR e apresentação “Solo” da cantora Késia Souza e Jenifer Alcântara. Aplaudidos de pé pelo público e acadêmicos, o projeto é comandado pela maestrina, musicista e gestora, a Srª Francis.

 

 

Herculano Assis - Belmonte

Historiador, amante e colecionador de arte, o escritor Herculano Assis foi um dos acadêmicos empossados pela Academia de Letras do Brasil, Seccional Porto Seguro. “A nossa missão hoje não deve ser menor da que trilhamos para recebermos o titulo de imortais, se a nossa missão for menor, talvez não sejamos merecedores desta honraria”, destacou o imortal Herculano Assis.

 

 

Bruna Eugênia - Cabrália

O livro “Entre Linhas” possui mais de 2.000 cópias vendidas e 500 doadas apenas em Cabrália - A obra levou a escritora Bruna Eugênia a se tornar umas das escritoras a tomar posse. Além de escritora, Bruna promove palestras aberta aos estudantes da rede pública, privada, “Foi uma grata e maravilhosa surpresa, estou muito feliz”, destacou.

 

 

 

Pronunciamentos

Presidente ABL da região sul e extremo sul, o Srº Robsom Ramos, destacou a importância da Seccional, quem tem como objetivo levar a cultura e a literatura através de feiras culturais, gincanas literárias e instalação de bibliotecas em bairros carentes. “A instalação da Seccional Porto Seguro é um marco na história e cultural, esperamos que os moradores apoiem e prestigiem os autores e escritores locais”, declarou Robson Ramos.

 

 

Com a responsabilidade e compromisso de representar a ABL, assumiu como presidente da seccional de Porto Seguro, o Srº Cícero Sena. Firme, direto e objetivo, o presidente assumiu o cardo garantindo a instalação de uma biblioteca em bairro a ser definido pelos membros, “Será nossa primeira ação efetiva, independentemente do apoio público a biblioteca será inaugurada”, afirmou o presidente Cícero Sena.

 

 

O presidente estabeleceu algumas prioridades para a Seccional; uma reunião por mês, discussão e aprovação do estatuto da seccional, cronograma de reuniões, realização de feiras, etc. Na oportunidade, Cícero Sena ALFINETOU o prefeito Beto Axé Moi, “Tenho algumas solicitação ao poder público municipal, parece que o prefeito Beto ficou sabendo e não apareceu ao evento, também não enviou nenhum representante, não tem problema, irei fazer as cobranças em seu gabinete”, afirmou o presidente.

 

 

 

 

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com