Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Adriana Araújo
11/09/2014 - 19:05:12

Você sabe como prestar os primeiros socorros a alguém que passa mal? Segundo estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Itabuna 95% da população itabunense não sabe o que fazer durante uma emergência.

Para orientar sobre o passo a passo desses primeiros socorros, a equipe do SAMU-192 realizou ações educativas e panfletagem na manhã desta quarta-feira, na Adami, no centro da cidade. A atividade marcou o segundo dia de comemorações pelos 10 anos de implantação do serviço no município e constou ainda de explicações sobre o funcionamento da unidade e os atendimentos realizados.

Equipe do SAMU-192 fez ações educativas na Praça Adami - Foto Gabriel de Oliveira 1

As atividades foram iniciadas às 9 horas e prosseguem até o fim da tarde com os funcionários abordando as pessoas e explicando que a primeira iniciativa diante de uma emergência deve ser chamar o atendimento especializado do SAMU pelo telefone gratuito 192. A equipe esclareceu ainda sobre a técnica correta para verificar o estado de consciência, fazer massagem cardíaca, sentir a pulsação, não deslocar a vítima em caso de fratura e transmitir tranqüilidade e segurança até que a ambulância chegue ao local para atendimento.

O SAMU-192 atende às políticas de atenção as urgências e emergências e se constitui como essencial para a população itabunense e de toda a região do Sul da Bahia. Entre os grupos abordados estavam os estudantes Adriel Cruz e Marcos Santos que moram no bairro Santo Antônio. Os dois ficaram surpresos com a abordagem espontânea de quem passava pela equipe. "Achei muito legal tudo que me ensinaram. Eu já sabia um pouco, mas nunca tinha tentado fazer. Hoje fiz os procedimentos no boneco que me oferecem e me senti mais seguro para fazer em alguém que passe mal perto de mim", afirmou Adriel.

Equipe do SAMU-192 fez ações educativas na Praça Adami - Foto Gabriel de Oliveira 5

Por sua vez, o Sr Marcos apontou que antes não saberia o que fazer em uma emergência, mas a partir de hoje vai lembrar sempre das lições sobre primeiros socorros. Moradora da Nova Itabuna, a estudante Roberto considerou que a forma animada e extrovertida de ensinar da equipe atraíram as pessoas e garantiu que todos prestassem atenção. Já Paulo Victor, morador do bairro São Caetano, lembrou que o principal é sempre chamar o SAMU-192. "Agora, além disso, vou saber ajudar até que os médicos cheguem", disse.

Durante todo o dia de ontem em comemoração aos 10 anos do SAMU-192 foram realizadas palestras sobre diversos temas entre: História do SAMU-192; Estatísticas de Atendimento, Redes de Atenção à Saúde; Rede de Urgência e Emergência de Itabuna; Classificação de Risco; e Parada Cardiorrespiratória.

 

Fonte: Prefeitura de Itabuna - Secretaria Municipal de Comunicação

Por Adriana Araújo – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com