Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
17/09/2017 - 15:24:06

 

 

Rodrigo Janot deixará o cargo de procurador-geral da República nesta segunda-feira 18/09. Aos 61 anos, ele passou os últimos quatro à frente do Ministério Público e colecionou polêmicas com políticos investigados pela PGR e denunciados ao Supremo Tribunal Federal.

 

A reportagem relembra abaixo algumas dessas polêmicas, entre as quais com o presidente Michel Temer, com os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor (PTC-AL), além do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Há cerca de dois meses, Janot disse "Eu brinco assim: enquanto houver bambu, lá vai flexa". Essa frase repercutiu a ponto de a defesa de Temer usar como argumento para o procurador-geral ser afastado dos processos de investigação relacionados ao presidente. O STF rejeitou.

 

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

 

Os políticos mencionados abaixo foram denunciados por Janot e todos eles negam as acusações imputadas pelo Ministério Público. A partir desta segunda, a Procuradoria Geral da República será comandada por Raquel Dodge, indicada pelo presidente Michel Temer e aprovada para o cargo pelo Senado.

 

MICHEL TEMER

 

Em junho deste ano, Janot denunciou Temer ao STF pelo crime de corrupção passiva. A acusação foi apresentada com base nas delações de executivos da JBS. Ao comentar o assunto, Temer disse:

 

 (Foto: Beto Barata/PR)

 

 

Na última quinta 14/09, Janot denunciou Temer outra vez, desta vez pelos crimes de organzação criminosa e obstrução de justiça. Para o presidente, porém, a nova acusação é "recheada de absurdos" e mostra a "marcha irresponsável" do procurador-geral.

 

 (Foto: Marcos Corrêa/PR)

 

 

Quando Temer disse que a primeira denúncia era uma "infâmia de natureza política", Janot respondeu:

 

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

 

Sobre a acusação de Temer em relação à segunda denúncia, Janot não se pronunciou. Mas ele afirmou no documento enviado ao STF que o presidente era o "líder" da organização criminosa denunciada:

 

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

 

FERNANDO COLLOR

 

Investigado por Janot, o senador Fernando Collor (PTC-AL) usou vários discursos na tribuna para criticar a atuação do procurador-geral à frente do Ministério Público. Em um desses discursos, Collor o chamou de "figura tosca". O senador também o acusou de "sucessivos vazamentos" de informações sigilosas.

 

 (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

 

 

No dia em que Collor deu essa declaração, Janot não respondeu. Dois dias depois, o senador voltou a dizer que o procurador-geral vaza informações em segredo de Justiça. Janot, então, afirmou:

 

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

 

RENAN CALHEIROS

 

Também investigado por Janot, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Congresso Nacional, faz discursos frequentes contra o procurador-geral e contra o Ministério Público Federal. Ele disse, por exemplo, que a PGR tenta "desmoralizar homens públicos de bem", acrescentando:

 

 

 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

 

 

Mais recentemente, Renan afirmou, em recado a Janot, que "obrilho dos holofotes ofusca os olhos e cega a razão".

 

 (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

 

 

Sempre que procurada após as declarações de Renan, a PGR informava que Janot não comentaria as acusações do senador.

 

EDUARDO CUNHA

 

Outro político denunciado por Janot que também fez críticas ao procurador foi o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista foi preso no ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato. Em 2015, ainda como presidente da Câmara, Cunha afirmou que estava em uma "guerra política" porque Janot o havia "escolhido" para investigar.

 

 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

 

 

Em julho deste ano, Janot enviou um parecer ao Supremo no qual pediu para a Corte manter Eduardo Cunha preso. A argumentação do procurador-geral foi que, como o peemedebista não é mais parlamentar, o "poder delitivo" dele está concentrado na capacidade que Cunha tem em "influenciar seus asseclas" no Congresso Nacional.

 

 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

 

 

 

Fonte: G1

Por: Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com