Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
13/01/2020 - 13:28:48

 

 

Uma das doenças mais comuns em crianças pequenas é a síndrome mão– pé–boca, causada pelo vírus Coxsackie. Segundo a pediatra Loretta Campos, a síndrome é altamente contagioso e pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de objetos contaminados e nas fezes.

 

 

 

Os sintomas surgem entre 3 a 7 dias após a infecção, e consistem em febre alta, dor de garganta, diminuição do apetite e, em alguns casos, diarreia. Além disso, a síndrome mão–pé–boca pode evoluir para aftas na boca, deixando as crianças irritadas.

 

 

 

Também são características da virose as lesões tipo bolhas em todo o corpo, mas principalmente nas mãos, pés (palma e planta) e região do períneo, que causam coceira.

 

 

A síndrome ocorre na maioria dos casos em menores de 5 anos, mas os adultos também podem ser infectados. De acordo com a pediatra Loretta Campos, é necessário fazer uma higiene rigorosa das mãos após trocar as fraldas do bebê, para evitar a contaminação. A virose também pode ser transmitida por meio da saliva, tosse e espirro.

 

“Sendo assim, a criança que está com essa doença não deve ter contato com outras crianças”, diz Loretta

 

Tratamento

 

O tratamento da síndrome mão–pé–boca consiste no controle dos sintomas, ou seja, fazer uso de medicamentos para a coceira, antitérmicos, analgésico, pomadas para a dor das aftas. Caso o quadro seja de febre ou lesões pelo corpo sem nenhum motivo ou causa aparente, não se deve levar a criança no parquinho ou brinquedoteca e os pais devem procurar um pediatra.

 

 

Ascom - CliniPaz

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com