Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
26/08/2018 - 15:50:39

 

 

A dor nos seios durante a amamentação ocorre geralmente nas primeiras semanas. Segundo estimativas, acredita-se que pelo menos 90% das mulheres experimentam esse tipo de problema. Contudo, se trata de dores que são, na verdade, passageiras. Ao redor do quinto dia de amamentação, os bicos dos seios estarão muito doloridos, porém, não podemos parar de amamentar.

 

Portanto, convém melhorar essa situação sem deixar de dar o peito. Além disso é preciso que o remédio que usemos para aliviar a dor não seja perigoso para o bebê. Da mesma forma, é preciso corrigir algumas práticas que talvez nos estejam prejudicando. Por exemplo,sabe-se que o modo que o bebê toma o peito é a principal causa de problemas.

 

1) Como proceder para aliviar a dor nos seios durante a etapa da amamentação

Melhorar a posição da boca sobre o seio ajuda a evitar dor nos seios durante a amamentação - O bebê pode nos machucar por sugar somente o bico do seio. Para melhorar essa situação é preciso que nos asseguremos de que a boca do bebê cubra a maior parte da aréola. É necessário que o façamos abrir mais a boca, podemos fazer isso introduzindo o dedo.

 

É possível que isso gere dor nas primeiras semanas até você se acostumar com o procedimento. Entretanto, à medida que melhoram as habilidades do bebê, nossa situação também melhora.

 

2) Aplicar compressa morna para evitar dor nos seios durante a amamentação

O calor úmido tem demonstrado ser um eficaz calmante da dor nos seios. Além disso, pode ajudar para que a pele cure rapidamente. Para aplicar esse remédio, recomenda-se utilizar uma toalha limpa. Molhamos o pano com água morna, evitando que seja quente. Retire o excesso de água e coloque a compressa sobre o bico do seio diretamente.

 

Deixamos a toalha colocada no seio até que esta vá reduzindo de temperatura, até alcançar a temperatura ambiente. Quando tenha esfriado, repetimos o processo. Este remédio também pode ser aplicado para aliviar a dor pela congestão mamaria.

 

3) Usar almofadinhas de hidrogel

As almofadinhas de hidrogel são um produto especialmente criado para ser usado como calmante da dor nos seios. Trata-se de umas folhas feitas de silicone que criam uma barreira protetora. Inclusive, devido à sua composição, podem ser refrescantes e calmantes.

 

Sua principal função é evitar que o sutiã ou as almofadas de amamentação nos machuquem. Seu tamanho é equivalente aos da aréola, por isso oferecem proteção onde mais necessitamos.

 

4) Aplicar leite materno

O leite materno contém emolientes naturais que são muito efetivos para ajudar na cura dos seios doloridos. Sua ação bactericida ajuda a proteger e curar com rapidez. É ideal para ser aplicado quando existem feridas ou rachaduras nos bicos dos seios. Esprema algumas gotas de seu próprio leite e esfregue sobre os bicos dos seios. Antes de cobrir o seio, espere que o leite seque completamente.

 

5) Bálsamos e unguentos para combater dor nos seios durante a amamentação

No mercado existem uma infinidade de opções para tratar a dor nos seios decorrentes da amamentação. Contudo, nem todos esses produtos são convenientes. Há ainda a possibilidade que aqueles que contém lanolina podem causar reações alérgicas; além disso, seu odor e sabor nem sempre são agradáveis ao bebê.

 

 

Nesse caso, se colocamos um creme que cause a recusa ao bebê, podemos colocar em risco sua alimentação. Entretanto, alguns remédios naturais em forma de bálsamos e unguentos, criam uma barreira e acalmam a dor. Por exemplo, recomenda-se o uso do azeite de oliva ou produtos que o contenham como base.

 

 

Este elemento não interfere pelo odor ou sabor, é natural e muito efetivo. Os unguentos à base de calêndula também ajudam a acalmar a dor. Da mesma forma, a vantagem de usar esses produtos é que contribuem para a cura dos bicos do seio.

 

 

Ainda que nos doam muito os seios não é recomendável que abandonemos a amamentação materna. É muito importante seguir amamentando, a menos que o médico decida pelo contrário. Em todo caso, se a dor for insuportável, será porque alguma complicação surgiu, ou estamos fazendo algum tratamento que nos impeça de dar o peito, e sempre podemos usar o extrator para não comprometer o abastecimento de leite.

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com